Captura de ecrã 2015-04-24, às 01.38.33

A marca EKUI – Equidade | Knowledge | Universalidade | Inclusão (www.ekui.pt) – representa uma linha de material lúdico/didáctico inclusivo, com uma linguagem universal e acessível a TODA a população (com Leitura em Braille, Língua Gestual Portuguesa – LGP e Alfabeto Fonético). Foi criada por Celmira Macedo e desenvolvida pela Associação Leque (www.leque.pt).

O EKUI garante a equidade no acesso a bens e serviços de Educação e Reabilitação, nas áreas da Comunicação Acessível, Aprendizagem, Literacia/Alfabetização e na Componente Lúdica.

Este produto tem uma forte componente solidária, pois a receita reverte TOTALMENTE a favor de Instituições Queremos um mundo onde a diferença seja a igualdade de acessos, saberes, géneros, feitios, formas e identidades. Onde toda a informação seja emoção, evasão, estímulos e códigos que se decifram em DESCOBERTA.

Agora, há em nós um sentido que aponta para um mundo inclusivo, onde não estamos sós, onde um par nos espera e nos leva a conhecer o universo.

Rendamo-nos ao desafio de uma Linguagem Universal!

Uma linguagem de códigos, signos e símbolos que nos converte em seres capazes de comunicar.

A Alfabetização EKUI é o “primeiro dia” na comunicação para o resto das nossas vidas. O Mestre que se deixar apaixonar não se cansará de ouvir, contar, repetir e ensinar! O Aprendiz correrá sempre em direção à descoberta e à conquista de conhecimento! da Área Social.

 

 

QUEREMOS LER O MUNDO.

 

 

QUEREMOS O EKUI PARA TODOS/AS!

Captura de ecrã 2015-04-24, às 01.38.52

VISÃO, MISSÃO, VALORES DA MARCA EKUI

 

 

 

Visão

Incubadora líder em inovação, na produção de material de Educação e Reabilitação Inclusivo, através de uma linha certificada dos produtos EKUI.

 

 

 

Missão

Criação de produtos de Educação e Reabilitação (materiais lúdico/didáticos inclusivos), promotores de competências ao nível da: Educação (alfabetização/literacia); Comunicação Interpessoal; Reabilitação (Perturbações da linguagem e da fala); E, Estimulação Sensorial e Cognitiva.

 

 

 

Valores

Linguagem Universal; Comunicação Acessível; Inclusão; Alfabetização; Saúde Mental; Educação para a Diversidade; Reabilitação; Responsabilidade Social; Inovação Social, Sustentabilidade financeira; Empreendedorismo e Inovação Social; Globalização.

 

 

carta

ESPECIFICIDADES DO EKUI CARDS – ALFABETO:

CONJUNTO DE 26 CARTAS DO ALFABETO + DOMINÓ + APLICAÇÃO:

EKUI CARDS – Alfabeto é constituído por 26 cartas do alfabeto e inclui elementos como o Grafema da Letra e a Letra Manuscrita, a Letra em Braille Táctil e Braille Visual, a Letra em Datilologia (Alfabeto da Língua Gestual Portuguesa) e o Alfabeto Fonético.

 

 

1 –  O Grafema da Letra + Letra Manuscrista.

2 –  Letra em Braille ( Visual e Táctil ).

3 – Letra em Dactilologia ( Alfabeto da Língua Gestual Portuguesa ).

4 – Alfabeto Fonético Internacional ( Identificação de cada letra ) .

 

 

O EKUI CARDS tem associado uma aplicação electrónica para computador, Tablets e Smartphones.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

Coordenadora do Projeto / Ideia Original: Celmira Macedo

Consultoria / Design Gráfico: Mafalda Milhões e Pedro Maia (O Bichinho de Conto)

Ilustrações das Cartas / Caixa: Carla Nazareth / Mafalda Milhões

Web Design: Romeu Pacheco (Purple Profile)

Assessoria: Ana Bela Baltazar (CTILG /Hands to Discover /Dicionário de Língua Gestual Portuguesa); Associação de Surdos do Porto; Teresa Mesquita (Centro Professor Albuquerque e Castro – Edições Braille); Célia Sousa (Coordenadora de CRID – IP Leiria); Escola Superior de Saúde (Instituto Politécnico de Bragança).

Conceção: Associação LEQUE

Embalamento: Utentes da Associação LEQUE