Humanizar o ensino digital (Congresso Nacional)

Iremos neste Congresso refletir sobre os desafios da abordagem digital. No ensino à distância, uma aula online não pode ter a mesma duração de uma aula presencial; por sua vez, as aulas presenciais  devem incorporar estratégias tecnológicas, por se evidenciarem mais motivadoras e inclusivas, cumprindo assim, com os pressupostos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), previsto na lei portuguesa para a construção de uma educação inclusiva (Dec.-Lei 54 de 2018).

Nos tempos que correm, mais do que uma alternativa ou um complemento, o digital tem-se revelado, a única solução. Além disso, e mesmo sem os constrangimentos da pandemia, muitas pessoas com baixos rendimentos ou longe dos centros urbanos, não têm acesso à informação ou à reabilitação. A tecnologia pode ser a solução para reduzir essas desigualdades.

Celmira Macedo, fundadora da EKUI e coordenadora científica do Congresso

Participantes

Ana Sofia Antunes

Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exerceu advocacia nas áreas do Direito administrativo, urbanístico e imobiliário, e posteriormente trabalhou na Câmara Municipal de Lisboa.

Filinto Lima

Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas

Licenciado em Direito, pós-graduado em administração e gestão escolar. Membro de comissões do Ensino Superior e do Conselho consultivo da Microsoft Portugal. Integrou o Conselho das Escolas. Autor e coautor de 2 livros.

Joana Rombert

Autora e Terapeuta da Fala (Hospital Santa Maria)

Licenciada em Terapia da Fala. Terapeuta Familiar. Pós-graduada em Terapia Miofuncional pelo ISEP, Universidade de Vic em Madrid.  Pós-graduada em Perturbações do Neurodesenvolvimento pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Autora de 4 livros.

Ana Bela Baltazar

Autora do Dicionário de Língua Gestual Portuguesa. 

Intérprete de Língua Gestual Portuguesa da RTP. Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade Lusíada do Porto e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo ISMAI, e em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Paula Teixeira

Dinamizadora do Projeto “A Fada Juju”. 

Intérprete de Língua Gestual Portuguesa da TVI. Formada em Educação de Infância, cantora, autora e atriz.

Carla Susana

Professora de Língua Gestual Portuguesa

É Surda profunda e aprendeu a comunicar em Língua Gestual Portuguesa no Instituto Araújo do Porto. É licenciada em Ensino de Língua Gestual Portuguesa e neste momento, é professora no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Andrade no Porto.

Madalena Ribeiro

Especialista em Braille – Representante da Comunidade Cega

Licenciada e mestre na área de tradução em inglês e alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e pós-graduada em
Acessibilidade Universal e Design for All pela Universidad Autónoma de Madrid.

Magda Cardoso

Professora de 1º CEB, Escola Básica de Lousa

Licenciada na área de Português/ Inglês 1.º e 2.º ciclos e Mestre em Didática da Língua Portuguesa 1.º e 2.º ciclo. Professora do 1.º ciclo no Agrupamento Luís de Sttau Monteiro.

Andreia Antão

Terapeuta da Fala (Centro Hospitalar de Bragança)

Licenciada pelo Instituto Politécnico de Leiria e pós-graduada em Disfagias Orofaringeas, pelo Instituto EPAP. Trabalha nas diversas áreas de atuação da terapia da fala, inclusive nos cuidados intensivos COVID-19.

Raquel Branco

Membro da Comunidade Surda

Assistente operacional no Hospital Pedro Hispano e é Surda desde os 4 anos de idade devido à doença de sarampo. Tem uma filha de 10 anos com deficiência auditiva genética. É representante da comunidade Surda na EKUI.

Maria Manuel Leitão

Deputada ao Parlamento Europeu

Licenciada em Direito e doutorada em Economia na Universidade de Coimbra (UC). Foi Deputada à Assembleia da República, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Secretária de Estado da Modernização Administrativa e Membro do Grupo de Alto Nível sobre os Encargos Administrativos (Comissão Europeia). Comendadora da Ordem da Instrução Pública, atribuída pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Filipe Santos

Professor de Empreendedorismo Social e Dean da Católica-Lisbon

Licenciado em Economia e Mestre em Gestão e Estratégia. Doutorado em Ciências da Gestão e Engenharia (Stanford). Foi co-fundador e presidente do IES e do Laboratório de Investimento Social (Maze). Foi presidente do Portugal Inovação Social. É presidente da European Venture Philanthropy Association (EVPA) e membro do comité de investimento do Fundo para a Inovação Social.

David Rodrigues

Conselheiro Nacional de Educação

Professor com doutoramento e o título de “agregado” pela Universidade de Lisboa. Lecionou em universidades nacionais e internacionais. Trabalhou para a UNESCO, UNICEF e Handicap Internacional. Publicou 32 livros. É fundador da Pró-Inclusão e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Recebeu o “Distinguished International Leadership Award” pelo Council for Exceptional Children (EUA) e a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República.

Carlos Neto

Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana

É Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Foi Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos (2016-2020). Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (2010-2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.

Jorge Ascenção

Presidente do Conselho Executivo da CONFAP

Licenciado em Gestão Financeira e pós-graduado em: Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão;  Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos; Sistemas Integrados de Gestão. Especializado em Gestão Integrada de Pequenas e Médias Empresas.

Rui Pires

Presidente da FAPOESTEJO

Técnico de Desenho e Medições (1999)

Ana Almeida

Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Desempenha funções de docência, investigação e prestação de serviços em Psicologia da Educação e Intervenção Sistémica. Colabora na formação de professores, educadores formais e não-formais, psicólogos e especialistas de educação e de serviço social. Integra Projetos Europeus, nacionais e locais de promoção de competências.

Teresa Lencastre

Educadora de Infância 

Licenciada em Educação de Infância em 1988. Trabalha atualmente no Externato  Bom Jesus,  em Matosinhos, com um grupo de crianças de 4/5 anos e usa com regularidade a metodologia EKUI. 

Leonor Tapadas

Rádio Miúdos

Foi a primeira locutora mirim da Rádio Miúdos, a primeira rádio em português para crianças feita por crianças. Faz rádio há mais de 5 anos. 

Fernanda Bacalhau

Professora de Educação Especial

Frequentou o Magistério Primário em Coimbra no ano de 1987. Obteve a  qualificação para a Educação Especial pela Universidade dos Açores. É pós – graduada no domínio emocional e da personalidade pela Universidade Fernando Pessoa. Atualmente, é professora de educação especial e  usa com regularidade a metodologia EKUI. 

Fernanda Freitas

Jornalista

Diretora geral da Eixo Norte Sul e é Presidente da Associação Nuvem Vitória . Foi apresentadora e coordenadora do programa”Sociedade Civil”; Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado (2011); Professora convidada na Pós-Graduação em Direitos Humanos da Fac. Direito da Universidade de Coimbra. Embaixadora do projeto “Portugal sou eu”. Recebeu, em 2013, a Ordem de Mérito Civil.

Nuno Barbosa Rocha

Professor e Vice-Presidente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto

Doutorado em Psicologia,  Professor e Vice-Presidente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Sub-diretor do Centro de Investigação em Reabilitação.

Jorge Gabriel

Apresentador de televisão (“Praça da Alegria” – RTP1)

Começou em 1992 no programa “Praça Pública”, seguindo-se, “Os Donos da Bola”, “Os Donos do Jogo”, “Big Show SIC”, “Sim ou Não” e o “Roda dos Milhões”. Participou em várias séries televisivas. Apresentou o “O Preço Certo em Euros”, “Quem Quer Ser Milionário?”, e várias semi-finais do Festival RTP da Canção (2018-2020).

Nuno Gomes

Co-fundador e CEO da Growappy

Licenciado e Mestre em Engenharia de Redes de Comunicações pelo Instituto Superior Técnico, tem vários anos de experiência profissional como Consultor de IT e Agile Coach. A sua paixão por empreendedorismo, educação e tecnologia levou-o a fundar a Growappy, uma plataforma digital para a educação de infância criada com a missão de “Melhorar a educação no mundo e aproximar as escolas das famílias”.

Celmira Macedo

Fundadora da EKUI, Investigadora e Pós-doutoranda na FFCS da Universidade Católica, Braga

Professora doutorada em Educação (Salamanca). Formação em empreendedorismo social no INSEAD (Fontainebleau, Paris). Autora de 1 livro. Coordenou vários projetos na economia social. Professora universitária durante 10 anos. Prémios: Troféu Português do Voluntariado (2014); Empreendedora social do ano – INSEAD Portugal (2016); “Personalidade do Ano na economia social” pela CASES (2017).

Nuno Gomes

Co-fundador e CEO da Growappy

Licenciado e Mestre em Engenharia de Redes de Comunicações pelo Instituto Superior Técnico, tem vários anos de experiência profissional como Consultor de IT e Agile Coach. A sua paixão por empreendedorismo, educação e tecnologia levou-o a fundar a Growappy, uma plataforma digital para a educação de infância criada com a missão de “Melhorar a educação no mundo e aproximar as escolas das famílias”.

Hilda Gonçalves

Diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva – Coimbra.

Mestre em Controlo de Gestão e Pós-Graduada em Administração e Gestão Escolar. Coordenadora da Pós-Graduação da Administração e Gestão Escolar no ISCA de Coimbra. Integrou a Equipa da Direção Geral de Educação no âmbito da formação contínua de professores.

Diana Faria

Coordenadora de Projetos de Inovação Social

Licenciada em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa. Coordenadora de formação da EKUI e Coordenadora de operações internas do Ondas sem Reserva. Formadora do Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua. 

Tânia Ferreira

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala pela Universidade Fernando Pessoa desde 2018. Terapeuta da Fala na EKUI desde 2020 e na Clínica Entreterapias desde 2019. Possui competências pedagógicas como formadora desde 2020.

Rui Brito Fonseca

Rui Brito Fonseca

Presidente do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro

Foi também professor adjunto no Instituto Superior de Ciências Educativas, em Odivelas. Doutorado em Sociologia e Mestre em Ciências do Trabalho, pelo ISCTE-IUL. Licenciado em Ciência Política com especialização em relações internacionais, pela Universidade Lusófona.

Célia Sousa

Coordenadora do CRID

Doutorada em Ciências da Educação. Coordena  o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do IPLeiria onde também é professora. Investigadora Integrada do Centro de Investigação interdisciplinar de Ciências Sociais da Univ. Nova de Lisboa. Membro da direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade. Tem desenvolvido projetos nas áreas das Tecnologias de Apoio, inclusão, acessibilidade e Comunicação Aumentativa.

Ricardo Santos

Consultor de Terapia da Fala na EKUI

Licenciado em Terapia da Fala e Mestrado em Ciências da Fala e da Audição (Univ. de Aveiro). Doutorando em Ciências e Tecnologias da Saúde (Univ. de Aveiro). É Terapeuta da Fala no Grupo Trofa Saúde, assistente convidado do Curso de Terapia da Fala na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – (ESTSP-IPP) e docente na Pós-graduação e Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial.

Programa

12 DE MARÇO

9h30 às 10h00

Abertura |  Fernanda Freitas 

10h00 às 11h00

Digitalização rima com inclusão?

Ana Sofia Antunes | Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência
Madalena Ribeiro  | Especialista em Braille
Fernanda Freitas  | Jornalista

11h00 às 11h15

Debate

11h15 às 12h15

O papel do professor na inclusão digital

Filinto Lima | Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas
Magda Cardoso | Professora de 1º CEB
Fernanda Freitas | Jornalista

12h15 às 12h30

Debate

12h30 às 14h30

Almoço

14h30 às 15h30

Metodologias multissensoriais e a aprendizagem da leitura e da escrita

Joana Rombert | Autora e Terapeuta da Fala (Hospital Santa Maria)
Andreia Antão | Terapeuta da Fala (Centro Hospitalar de Bragança)
Nuno Barbosa Rocha | Professor e Vice – Presidente da Escola Superior de Saúde do Porto

15h30 às 15h45

Debate

15h45 às 16h45

Língua, linguagem, comunicação e aprendizagem 

Ana Bela Baltazar | Intérprete de Língua Gestual Portuguesa da RTP1
Paula Teixeira | Intérprete de Língua Gestual Portuguesa da TVI
Raquel Branco | Membro da Comunidade Surda
Carla Pimenta | Professora de Língua Gestual Portuguesa
Nuno Barbosa Rocha | Professor e Vice – Presidente da Escola Superior de Saúde do Porto

16h45 às 17h30

Encerramento | Celmira Macedo – EKUI

13 DE MARÇO

9h30 às 10h00

Abertura | Nuno Gomes

10h00 às 11h00

A importância do (des)ligar na escola e na família.

Carlos Neto | Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (UL)
Teresa Lencastre | Educadora de Infância do Externato Bom Jesus (Matosinhos)
Nuno Gomes  | Co-fundador e CEO da Growappy

11h00 às 11h15

Debate

11h15 às 12h15

Pode a tecnologia aproximar as escolas das famílias?

Jorge Ascenção | Presidente do Conselho Executivo da CONFAP
Rui Pires | Presidente da FAPOESTEJO
Leonor Tapadas | Locutora da Rádio Miúdos
Nuno Gomes | Co-fundador e CEO da Growappy

12h15 às 12h30

Debate

12h30 às 14h30

Almoço

14h30 às 15h30

Tecnologia como factor de inclusão, o futuro?

David Rodrigues | Conselheiro Nacional de Educação e Professor Aposentado da Universidade de Lisboa
Fernanda Bacalhau | Professora de Educação Especial na Escola Secundária José Falcão em Coimbra
Jorge Gabriel | Apresentador de Televisão

15h30 às 15h45

Debate

15h45 às 16h45

Capacitação para a transição digital. 

Maria Manuel Leitão | Deputada ao Parlamento Europeu
Filipe Santos | DEAN da Católica Lisbon School of Business & Economics
Ana Almeida  | Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Jorge Gabriel | Apresentador de Televisão

16h45 às 17h30

Encerramento | Celmira Macedo – EKUI

FAQ’S

Quem pode participar?
Pais, Professores, Educadores, Terapeutas da Fala, Psicólogos e outros profissionais.

Onde posso ter informações sobre a acreditação para professores e educadores?
Deverá contactar com o CFAE Minerva através do e-mail: [email protected].

Quem passa o certificado aos pais, terapeuta da fala, psicólogos ou outros profissionais?
A Associação EKUI.

Só fazer a inscrição dá direito à acreditação e ao certificado?
Não. Em cada um dos dias do Congresso, serão disponibilizados na página de Facebook da EKUI no final de cada painel, os links para registar a sua presença.

Organização

Apoio à Organização

Patrocinador Oficial

Parceiros