Relatório HundrED
Nota de Imprensa
Uma das 100 melhores inovações educativas do mundo é portuguesa
Metodologia de ensino EKUI, ganha prémio mundial na Finlândia
EKUI ganha o Global Collection 2023, da HundrED
O prémio Global Collection 2023, que reconhece as melhores inovações do mundo na área da educação, foi entregue hoje na Finlândia à metodologia portuguesa EKUI, uma metodologia de aprendizagem multissensorial e inclusiva, criada por Celmira Macedo. A HundrED Research, entidade que atribuiu o prémio, é reconhecida mundialmente por descobrir, identificar e dar a conhecer as inovações mais inspiradoras do mundo, no ensino e na educação.
Fazer parte da Academia HundrED, implica um processo longo e rigoroso de seleção, que termina com a avaliação de um comitê científico composto por mais de 1000 especialistas de diferentes áreas e geografias. Nesse sentido, a HundrED selecionou as 100 inovações com maior potencial de escala e impacto, que estão a mudar a educação no mundo e a EKUI faz parte deste grupo, sendo a primeira inovação portuguesa a fazer parte desta lista na história desta organização finlandesa.
Este reconhecimento é muito importante porque, segundo Celmira Macedo, “é atribuído por uma organização de um país de excelência e uma referência na área da educação, como é a Finlândia. Por outro lado, vem confirmar e reforçar o impacto gerado pela EKUI desde 2003, enquanto metodologia de aprendizagem inclusiva, que está a transformar a forma como as crianças aprendem e se relacionam”.
Estar entre os 100 melhores projetos educativos do mundo é para Celmira Macedo a “prova de que a EKUI tem perfil para assumir política pública e ser parte de qualquer sistema educativo do mundo, o que já tinha sido confirmado no passado por outras organizações como o INSEAD e a Ashoka”. Segundo a Ashoka Fellow “estar neste patamar é um desafio e representa uma grande responsabilidade”, exclama. Sobre o futuro gostava de “ver a metodologia EKUI implementada em todas as escolas portuguesas, mas se tivesse de começar noutro país, não hesitaria. A internacionalização é um dos nossos objetivos que está cada vez mais próximo”, termina.
Sobre a HundrED
A HundrED é uma organização orientada para a missão especializada em inovação educativa K-12, que se dedica a ajudar cada “criança a florescer, dando-lhes acesso a uma educação de qualidade”, afirmam os seus representantes. Acrescentando que “acreditamos que com as inovações educativas podemos transformar os sistemas educativos e capacitar as crianças com as competências para crescerem como cidadãos ativos e plenos”.
Para além disso, a HundrED reconhece o trabalho dos educadores que criam e desenvolvem soluções inovadoras, impactantes e escaláveis na educação, dando-lhes assim, “o reconhecimento e a visibilidade que merecem”, atestam. A comunidade HundrED conta atualmente com cerca de 1020 embaixadores em mais de 99 países.
O que dizem os elementos da Academia HundrED sobre a EKUI:
“Gosto muito do acrónimo EKUI – Equidade, Knowledge (Conhecimento), Universalidade e Inclusão que é o que significa educação. Esta metodologia criada para ajudar as pessoas a ler e comunicar tem o indiscutível potencial de fazer sucesso em todo o mundo.”
“A EKUI lidera claramente a inclusão no espaço da educação. Esta inovação não está apenas a quebrar as barreiras que existem para algumas crianças nos seus percursos de aprendizagem mas, mais importante, abre os seus olhos para várias formas/meios pelos quais se pode aprender!”
Resultados da Avaliação da Academia
Sobre a EKUI
EKUI é uma metodologia de aprendizagem multissensorial e inclusiva que está a mudar radicalmente a maneira como todas as crianças aprendem e comunicam, através da empatia e da inclusão.
Tem um desenho universal: associa às letras do alfabeto, os sons e a forma de os produzir (alfabeto fonético), a representação da letra em língua gestual e o código Braille. Este processo, ativa diferentes canais sensoriais, que por sua vez ativam diferentes áreas do cérebro, tornando a aprendizagem mais eficiente e mais motivadora.
A EKUI está a criar uma geração de crianças, pais e professores mais empáticos, mas também mais conscientes das barreiras de aprendizagem e comunicação.
É uma metodologia disruptiva, muito à frente das metodologias tradicionais de ensino, que muitas vezes excluem mais do que incluem. Com a EKUI não existem maneiras corretas de aprender ou comunicar. Todos aprendem, todos ensinam. Juntos, na mesma sala sem deixar ninguém para trás. EKUI significa Equidade, Knowledge (Conhecimento), Universalidade e Inclusão.
Quem é Celmira Macedo?
Celmira nasceu em Angola e mudou-se para Portugal quando tinha cinco anos de idade. Sofreu discriminação no seu ambiente e especialmente na escola porque veio da África. Desde então, desenvolveu a necessidade de lutar pela injustiça e defender os mais vulneráveis, razão pela qual durante a sua infância quis tornar-se advogada. Devido aos recursos financeiros limitados da sua família, ela não pôde estudar Direito e tornou-se uma professora apaixonadamente dedicada a ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem.
Mas quando Celmira chegou ao ensino, viu como milhares de crianças estavam a ficar para trás devido a metodologias de ensino padronizadas de “tamanho único”. Desde então, enquanto investigadora, tem pesquisado e criado estratégias educativas inclusivas, para dar vida ao que a Convenção de Salamanca defende desde 1994, “todas as crianças devem aprender em conjunto, no ambiente o menos restritivo possível”, para terem uma escola justa e verdadeiramente inclusiva.
Fez o seu doutoramento em Educação em Salamanca para estudar cientificamente a razão pela qual muitas crianças não conseguiam aprender a ler, a escrever ou a falar e como esta questão estava a ser abordada. Quando descobriu que não existiam metodologias inclusivas para resolver este enorme problema, decidiu criar a EKUI. No início concentrou-se apenas nas crianças com dificuldades de aprendizagem. Desde logo ficou surpreendida ao descobrir como a sua metodologia estava a ser eficaz com todas as crianças (com e sem deficiências) e, mais importante ainda, a metodologia EKUI estava a aproximar toda a turma, fomentando a empatia e novas relações entre as crianças.
Celmira reafirmou a necessidade do seu trabalho quando teve um AVC e durante algum tempo foi incapaz de comunicar verbalmente. Tal evento, fê-la perceber o que 650 milhões de pessoas em todo o mundo sentem todos os dias e as suas frustrações. A partir desse momento, dedicou a sua vida a mitigar as suas “dores”, potenciando ganhos a partir da escola.
Celmira sempre combinou o seu trabalho como empreendedora social com a sua paixão pelo ensino.
Desde 2003, iniciou vários projetos para capacitar as crianças e as suas famílias, mas a sua contribuição para a mudança sistémica veio em 2015 com a EKUI.
Recebeu vários prémios de excelência na área da economia e empreendedorismo social, incluindo o prémio INSEAD, CASES, Maria José Nogueira Pinto, Fundação Manuel António da Mota, Caixa Social, Fundação BPI la Caixa, Lidl +Ajuda, entre outros.
É a autora do livro “Escola de Pais” em 2012. Fundou escolas de pais durante a sua carreira, para ajudar os pais a lidar com os seus filhos com deficiência, e costumava ser ela própria a tomar conta dos filhos para permitir que os pais tirassem férias e descansassem. Uma mulher de profunda empatia e criatividade.
É doutorada em educação pela Universidade de Salamanca. Investigadora no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica de Braga. É alumni do IES (2011); EIB Institute & Católica Business School (2016); MAZE (2017), INSEAD (2018) e Ashoka Fellow desde 2021. É Investigadora na Faculdade de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa em Braga.
Para mais informaçoes contactar: celmira.macedo@ekui.pt / +351 919991896
Identidade gráfica EKUI
Flyer EKUI – versão PT
Press Release
One of the 100 best educational innovations in the world is Portuguese
EKUI learning methodology wins world award in Finland
EKUI wins HundrED’s Global Collection 2023
The Global Collection 2023 award, which recognizes the world’s best innovations in the field of education, was delivered today in Finland to the Portuguese methodology EKUI, a multisensory and inclusive learning methodology created by Celmira Macedo.
HundrED Research the entity that awarded EKUI, is world renowned for finding, identifying and publicizing the world’s most inspiring pedagogical and educational innovations.
Being part of the HundrED Academy implies a long and rigorous selection process, which ends with the evaluation of a scientific committee composed of more than 1000 experts from different áreas of knowledge and geographies.
In this sense, HundrED selected the 100 innovations with the greatest potential for scale and impact, which are changing education in the world and EKUI is part of this group, being the first Portuguese innovation to be part on this list in the history of this Finnish organization. This recognition is very important because, according to Celmira Macedo, “it is awarded by an organization from a country of excellence and a reference in the field of education, such as Finland.
On the other hand, it confirms and reinforces the impact generated by EKUI since 2003 as an inclusive learning methodology, which is transforming the way children learn and relate.”
Being among the 100 best educational projects in the world is for Celmira Macedo “proof that EKUI can assume public policy and be part of any educational system in the world, which had already been confirmed in the past by other international organizations such as INSEAD and Ashoka”.
According to the Ashoka Fellow “being at this level is a challenge and represents a great responsibility”. Regarding the future, “I would like to see the EKUI methodology implemented in all portuguese schools, but if I had to start in another country, I would not hesitate. Internationalization is one of our goals, which is each day closer” she concludes.
About HundrED
HundrED is a global mission-driven organization specialized in K-12 education innovation, which is “dedicated to helping every child flourish by giving them access to quality education. We believe that with education innovations we can transform school systems and equip students with the skills to thrive as global citizens” their representatives state.
Furthermore HundrED recognizes the hard work of educators who are driving innovative, impactful, and scalable approaches in education and gives them the recognition and visibility they deserve. The HundrED community currently has around 1020 ambassadors in over 99 countries.
What does the HundrED Academy members say about EKUI:
“I love the acronym EKUI – Equity, Knowledge, Universality and Inclusion which stands for what education is all about. This method created to help people read and communicate has the indisputable potential to succeed around the world.”
“EKUI clearly spearheads inclusion in the space of education. This innovation is not only breaking barriers that exist for some children in their journeys of learning but most importantly opens their eyes to various ways/mediums one can learn!”
Check here the Academy review results
About EKUI
EKUI is an inclusive multisensory learning methodology that is radically changing the way children learn and communicate, through empathy and inclusion. It has a universal design: it associates the letters of the alphabet, the sounds and the way to produce them (phonetic alphabet), the representation of the letter in sign language and the Braille code.
This process activates different sensory channels, which in turn activate different brain areas, making learning more efficient and motivating. EKUI is creating a generation of children, parents and teachers who are more empathetic, but also more aware of barriers to learning and communication.
It is a disruptive methodology, far ahead of traditional teaching methodologies, which often exclude more than they include. With EKUI there are no correct ways to learn or communicate. Everyone learns, and everyone teaches.
Together, in the same room, leaving no one behind. EKUI stands for Equity, Knowledge, Universality and Inclusion.
Who is Celmira Macedo?
Celmira was born in Angola and moved to Portugal when she was five years old. She suffered discrimination in her environment specially at school because she came from Africa. Since then, she felt the need to fight for justice and defend the most vulnerable, which is why during her childhood she wanted to become a lawyer.
Due to her family’s limited financial resources, she was unable to study law and became a teacher passionately dedicated to helping children with learning difficulties. But when Celmira started to teach, she saw how thousands of children were being left behind due to standardized “one size fits all” teaching methodologies.
Since then, as a researcher, she has looked for and created inclusive educational strategies, to bring to life what the Salamanca Convention has advocated since 1994, “all the children must learn together, in the least restrictive environment possible”, to have a fair and truly inclusive school. She did her PhD in Education in Salamanca to scientifically study the reason why many children could not learn to read, write or speak and how this issue was being addressed.
When she discovered that there were no inclusive methodologies to solve this huge problem, she decided to create EKUI. At first she focused only on children with learning difficulties. She was immediately surprised to discover how effective her methodology was with all children (with and without disabilities) and, more importantly, the EKUI methodology was bringing the whole class together, fostering empathy and new relationships between children.
Celmira confirmed the need for her work when she had a stroke and for some time was unable to communicate verbally. This situation made her realize the frustrations that 650 million people around the world feel every day.
From that moment on, she dedicated her life to mitigating her “pain”, boosting gains from school. Celmira has always combined her work as a social entrepreneur with her passion for teaching.
Since 2003, she has started several projects to empower children and their families, but her contribution to systemic change came in 2015 with EKUI.
She received several awards for excellence in the fields of economy and social entrepreneurship, including the INSEAD, CASES, Maria José Nogueira Pinto, Fundação Manuel António da Mota, Caixa Social, Fundação BPI la Caixa, Lidl +Ajuda, etc.
She is the author of the book “Escola de Pais” (Parents School) 2012. She founded schools for parents during her career, to help parents deal with their children with disabilities, and used to take care of the children herself to allow parents to take vacation and rest. A woman of deep empathy and creativity. She holds a PhD in education from the University of Salamanca. Researcher at the Center for Philosophical and Humanistic Studies at the Catholic University of Braga. She is IES (2011), EIB Institute & Católica Business School (2016), MAZE (2017) and INSEAD (2018) alumni, and also Ashoka Fellow since 2021.
She is a researcher at the Psychology Faculty of the Portuguese Catholic University in Braga.
For further information contact: celmira.macedo@ekui.pt / +351 919991896
EKUI Graphic Identity
Flyer EKUI – EN version
Global Collection 2023 Awards Ceremony
Assista aqui. | Watch here.