Blog

5 atividades para Ekuizar em família (Parte 1)

Estamos todos muito ansiosos e preocupados com o tempo que as nossas crianças vão passar a estar em casa. Existem muitas coisas que pais e filhos podem fazer, de foram simples e sem custos.

Larguem lá os tabletes, a TV e os telemóveis, há muito mais mundo para além disso. Venham brincar à boa moda antiga.

Mas, não se esqueçam que estar de quarentena não significa estar de férias, as atividades que proponho devem ser intercaladas com rotinas de estudo, sobretudo para os mais velhos. Vão ver que há tempo para tudo.

Na volta do correio, não se esqueçam de nos fazer chegar as experiências que daqui resultaram. As melhores fotos, histórias ou vídeos publicados no nosso Grupo (https://www.facebook.com/groups/atividadesEKUI/) terão um prémio surpresa.

1- Há meias rotas aí em casa? Se sim, não as deitem fora. Podem fazer fantoches. Sugerimos que façam o EKUI e o monstro das barreiras. Na verdade, ele existe e chama-se Covid-19. Escrevam uma história e acrescentem personagens bem divertidas que derrotem o malandro.

2- E fazer um piquenique em casa? Malta mais nova preparem um lanche para os pais, depois de lavarem muito bem as mãos. Chegou a vossa vez de tratarem da família, não se esqueçam que apesar dos vossos pais estarem casa, estão na verdade a trabalhar.

3- Têm saudades de ir à rua? E que tal construir uma tenda, usando cadeiras, lençóis e mantas? Parece divertido e é, mas não se esqueçam de arrumar tudo no lugar certo depois. As tarefas devem ser divididas entre todos.

4- Há tinta em casa? Vamos fazer digitinta? Misturem farinha, água e um pouco de tinta (ou corante) e divirtam-se. Pintem lindos quadros com os dedos, aproveitem e façam com as mãos as letras da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Depois há que lavar bem as mãos e limpar tudo muito bem. Toca a ajudar os adultos lá de casa.

5- Vamos fazer um livro de letras? No livro, cada letra pode ter uma fotografia ou imagem recortada de uma revista. Podes também usar as cartas EKUI, se as tiveres. Escreve palavras, frases e até textos. Vais precisar de folhas, cola, revistas e muita imaginação.

Não te esqueças, faças o que fizeres diverte-te em família.

Celmira Macedo
março de 2020
Professora doutorada em educação

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *