O projeto ‘EKUIzar para mudar o Mundo!’ da Associação Leque venceu a 6ª edição do prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social.
A iniciativa vencedora pretende levar mais longe a metodologia EKUI que incide na alfabetização inclusiva única que conjuga quatro formas de comunicação distintas. O projeto apresenta um cariz didático e lúdico, visando alfabetizar e reabilitar pessoas com e sem necessidades especiais
Conjugando a língua gestual, o braille, o grafismo e a fonética do alfabeto, a Associação acredita que é possível quebrar as barreiras de educação que resultam do analfabetismo, doença ou deficiência.
O vencedor recebe um prémio no valor de 10.000 mil euros, sendo concedido 1000 euros a cada uma das menções honrosas. A cerimónia pública de atribuição do Prémio Maria José Nogueira Pinto, da 6ª edição, realiza-se hoje, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, pelas 17h30.
Esta edição contou com um número recorde de candidaturas, num total de 125 projetos oriundos de instituições privadas de solidariedade social de diversas regiões do país.