Portugal está a crescer em investimento social. Os empreendedores desenvolvem ideias inovadoras e acreditam que são capazes de transformar o mundo. É o novo empreendedorismo com benefícios para todos.
Sabia que existe uma aplicação informática desenvolvida para aumentar a eficiência das organizações sociais que trabalham com pessoas sem-abrigo através do recurso à tecnologia de georreferenciação? E que há uma startup com um produto inovador para melhorar a alfabetização de jovens com necessidades especiais? Ou já ouviu falar num modelo low-cost inovador que oferece serviços de babysitting para mães solteiras (e não só) a trabalhar horas-extra? E no projeto de inovação social que educa crianças e jovens para os estilos de vida saudáveis de forma a combater a obesidade e prevenir a incidência da diabetes?
Estas são apenas algumas das startup que integram a Impact Generator, uma aceleradora de impacto que promete ser, ao mesmo tempo, um palco privilegiado para empreendedores sociais exporem ideias inovadoras de negócio e um polo de atração para investidores.
Segundo o Social Innovation Index 2016, publicado pelo The Economist, Portugal ocupa o 22º lugar na lista de países com os níveis mais dinâmicos na área do investimento em inovação social. Além disso, é também destacado por integrar o pequeno grupo de apenas sete nações que desenvolveram, e estão a implementar, uma política integrada de apoio à inovação social. O ecossistema de empreendedorismo em Portugal tem vindo a alinhar-se para oferecer todos os tipos de apoio aos empreendedores. São programas de incubação e de aceleração que atraem cada vez mais investidores interessados em startup portuguesas. Falamos de casos como os da Uniplaces, Feedzai, Talkdesk ou Unbable, entre tantos outros.
Empreender, do latim imprehendere, significa tomar nas mãos, assumir e fazer. Foi o que fez Celmira Macedo, empreendedora social de Alfândega da Fé, quando criou as EKUI Cards em 2012, numa altura em que este tipo de apoio não estava disponível. As cartas didáticas EKUI integram quatro formatos de comunicação (gestual, fonética, gráfica e braille) e já contribuem para a alfabetização de 800 alunos com necessidades educativas especiais. Além das características únicas, este material pedagógico é cerca de 50% mais barato face às alternativas dominantes no mercado, permitindo que mais pessoas possam usá-lo.
A Impact Generator é um programa de aceleração para startup de impacto social criado a pensar em empreendedores como a Celmira e em projetos como a EKUI, oferecendo-lhes as ferramentas e as competências de gestão necessárias para o crescimento da sua ideia de negócio. Com a duração de 16 semanas, o programa é exclusivamente dirigido a startup de impacto social, cujos bens e serviços respondem a um problema social ao mesmo tempo que geram receitas, assentes em modelos de negócio sustentáveis.
A edição deste ano recebeu 31 candidaturas, entre as quais foram selecionados sete projetos finalistas que vão integrar o programa de aceleração. Após a realização das três edições previstas, os investidores terão acesso a um conjunto de 30 startup sociais devidamente preparadas e dotadas de competências para receberem o investimento.
Fonte / Notícia Completa:
https://observador.pt/2017/03/28/este-gerador-tem-a-ambicao-de-mudar-o-mundo/